VIAGEM INTERNACIONAL - Como planejar sozinha?

 


Viajar é algo maravilhoso, correto. Mas ainda acaba sendo um stress para muita gente, principalmente quando envolve organizar tudo so-zi-nha. É possível? Dou conta? E a resposta é SIIIIIM. É possível e muito mais barato do que contar com companhias de viagem. Vem que eu te mostro tudo 😼

PLANNER

Primeira coisa que faço quando vou viajar é comprar um caderninho e montar um planner de viagem. Você também encontra vários prontos já na internet, inclusive tem várias dicas legais lá no meu Pinterest sobre viagens e sobre planners.

Mas bora ao que interessa: eu criei para mim informações que julgo necessárias no planner, e todas eles acabam sendo iguais, muda só o local da viagem. Os itens que sempre escrevo lá são:
  • uma capa bonita
  • informações pessoais
  • números de documentos
  • informações do seguro viagem
  • informações do hotel
  • informações do voo
  • informações sobre o Consulado Brasileiro (caso a viagem seja internacional)
  • informações sobre o chip de telefone e código da região que vou estar
  • informações médicas (tipo de sangue, alergias, convênio médico, comprovantes de vacinação)
  • Checklist
  • Locais que quero conhecer
  • Restaurantes legais
  • Dinheiro (se for viagem internacional, anoto também toda vez que compro moedas)
  • Informações do aeroporto
  • Informações sobre transporte (aeroporto-hotel e na cidade)
  • lista de roupas
  • lista de presentes
  • roteiro dia a dia bem explicadinho
  • mapas e fotos do local que vou conhecer
  • Dicas do que pode e não pode levar na bagagem e curiosidades sobre o local

Todo passo que dou em relação à viagem vou anotando em seu devido lugar. Além de ser muito útil, também é gratificante olhar depois de um tempo e matar saudade dos preparativos. Dentro do planner também coloco impresso todos comprovantes e ingressos que compro, além de fotos que imprimo e coloco no final de tudo. E também não podem faltar as frases sobre viagens, inseridas no meio do planejamento.

SEGURO VIAGEM

Para viagens internacionais é obrigatório, mas muito além da obrigatoriedade, vale a sua paz. Se você passar mal, se a mala extraviar, entre outras coisas, você está protegido. A primeira viagem internacional que fiz comprei com a CVC e nessa compramos com a Daycoval e achamos o atendimento perfeito. Espero que não seja preciso acionar o seguro, mas segue a gente no nosso instagram que vamos contando por lá como foi.

HOTEL

Esse ano vamos para Londres e Amsterdam, e fechamos nossos hotéis pela Booking.com. Pesquisamos em vários lugares e por aqui encontramos os melhores preços. Uma dica valiosa: hotéis na Europa não parcelam a estadia; assim sendo, vocês pagam o valor total à vista no cartão de crédito. 

Caso não tenha todo o dinheiro, melhor então buscar ajuda de companhias aéreas, como a CVC por exemplo, que parcela no boleto. Já hotéis no Brasil costumam parcelar, então a opção aparecerá para você na hora de concluir a compra.

PASSAGEM AEREA

Nossa dica: Skyscanner é o melhor aplicativo para comparar passagens, isso é fato. Mas comprar direto na companhia aérea é ainda mais barato. Já tínhamos data e destino, então buscamos quais companhias faziam voos sem escala nos EUA, já que o Victor não tem visto ainda. Uma vez sabendo da informação, começamos pesquisar. 

Fechamos com a KLM o trecho multidestino, e também pagamos à vista. Não há parcelamento, pelo menos com essa companhia. O trecho multidestino costuma ser mais caro, mas no nosso caso a diferença era bem pequena perto da dor de cabeça de comprar passagens separadas. Mas vale pesquisar também os trechos separados para se ter uma noção. É um trabalho de formiguinha, mas dá certo no final.

CELULAR

Vejo muitos blogs indicando várias companhias, mas aqui em casa usamos o Giff Gaff, um chip de celular gratuito que você pede no site e eles entregam para você no Brasil. Quando for usar, só ativar ele e carregar, tudo no site. 

Dica: carregar o celular com créditos em inglês se diz top up my phone. Vejo muitas pessoas usando o termo "charge my phone" e charge é usado para carregar a bateria. Fica esperto!

Pedimos o nosso em Dezembro de 2022 e vamos ativá-lo 2 dias antes da viagem. Vale pesquisar antes de pedir a área de cobertura dele, caso você viaje para outro lugar que não seja a Europa.

CARTEIRINHA INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO

Em alguns países é exigida somente a Febre Amarela (Yellow Fever), outros COVID (SARS-COV), outros ambas. Pesquisar antes é importante para que você consiga solicitar a sua online no site do governo. O processo é feito online e você também recebe o certificado online (febre amarela), e no caso da COVID, consegue direto no app do ConecteSUS.

CHECKLIST

Eu montei uma checklist com tudo que preciso organizar para a viagem, e escrevi no planner. Quando algum item ia sendo resolvido, eu ia colocando um ✅. A sensação de ver a viagem acontecendo é maravilhosa, e evita que você se perca ou esqueça algum item importante.

Minha checklist está na imagem abaixo:




TRANSPORTE

Pesquiso sempre o contato de algum transfer para onde vou caso seja necessário, mas a Uber atende mundialmente, então fica fácil. No nosso caso vamos adaptar o transporte público à nossa realidade, pois nosso voo chega de manhã (Londres) ou à tarde (Amsterdam), facilitando tudo. Usei o serviço da Tam Transfer London  quando fui da outra vez e amei o serviço. Apesar de não usar transfer em Amsterdam, tem o serviço da Civitatis Transfer que é muito bem recomendado

AEROPORTO

No caso de Londres, vamos para o Heathrow e ele tem mais que uma saída para transporte público, então sempre pesquiso antes para saber. Vejo se tem táxi perto, simulo valores de uber, anoto informações sobre onde comer e valores, além de onde fica o balcão da companhia aérea caso eu precise de alguma informação.

DINHEIRO

Antes eu levava dinheiro em espécie, hoje vamos levar tudo no WISE, que é uma conta internacional com taxas bem mais competitivas. Lá você abre sua conta na moeda que vai precisar e sempre que o valor estiver okay, você compra. É contactless, ou seja, encostou pagou. Aceita no metro, mercado, ponto turístico etc, e é bem mais seguro, uma vez que você consegue monitorar pelo celular.

Vamos levar somente 50 libras em dinheiro, e Euros vamos levar mais, porque começamos comprar bem antes de ter o cartão. Mas valeu a experiência e das próximas vezes só cartão. Conhecemos pessoas que usaram e só teceram elogios.

CHECKLIST DA MALA: ROUPAS

Isso além de pessoal, é também um dilema. Posso dizer que sempre fui a que levava 3 malas para 5 dias, já o Victor, se pudesse, levava na sacolinha do mercado. Agora viajamos light: com bagagem de mão e uma mochila. É vida, viu! Levamos o que vamos realmente usar, o que exige atenção na hora de escolher peças e montar looks, e economizamos no despacho da mala, que geralmente é cobrado por trechos.

Vou deixar uma dica aqui de listinha para você se inspirar. Eu anoto tudo no planner e vou dando check na hora de colocar na mala:




ROTEIRO

Outra coisa pessoal: depende da sua disponibilidade, do quanto quer gastar, do tempo que vai ficar. Existem vários roteiros prontos para qualquer lugar na internet, eu lia todos e ia separando os locais que mais me agradavam. Depois dividia isso pelos dias e pela proximidade de um local à outro, e pronto: roteiro pronto.

Sempre coloco no topo da página DIA 1 - e a data que será feito aquele passeio. Tento dividir por região porque assim você economiza no transporte caminhando, e também acaba conhecendo outras coisas pela cidade.






Conhecer o mundo é sim um sonho e vamos manter assim, não precisa virar um pesadelo. O que precisa é calma, paciência e organização. Ah e  muita vontade de desbravar novos ares e conhecer novas culturas. Dá certo, sou a prova viva disso 😀


Quer saber mais sobre viagens ou sobre nossa próxima aventura, segue a gente no Instagram


@casalvibeh


Até a próxima!!! 
💙






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PAULO - Terra da Garoa

Vlog #01/2024 - "Ano Novo, Vida Nova"

METAS 2024: Organizando metas do ano / Lei da Atração / Wishlist