METAS 2024: Organizando metas do ano / Lei da Atração / Wishlist
Olá, amigos!
Todo ano a mesma coisa: prometemos muitas coisas, desejamos outras tantas, mas no decorrer dos novos 365 dias, acabamos deixando de lado nossos sonhos e metas. Quem nunca prometeu "no próximo ano eu começo a academia" e deixou o projeto verão fitness de lado logo nos primeiros dias, atire a primeira pedra.
Eu mesma já fui esse tipo de pessoa, mas desde 2017 (eu acho, sou péssima com datas) me deparei no Pinterest com o termo "RESOLUTIONS" e fui atrás para ver o que era. Ele me levou ao planner e de lá para cá, só ladeira acima. Sim, amigos, ladeira acima por que a vida mudou muito e para melhor.
Tem gente que acha perda de tempo se organizar, traçar metas, diluir essas metas em pequenos passos, mas eu acho isso fantástico. Com essa organização eu organizei minha vida financeira, que era triste e sofrida, conquistei muitas coisas, viajei pela primeira vez para a Europa sozinha com um salário mínimo .... enfim, vantagem atrás de vantagem.
Então se o tema te interessa, fica por aqui que vou te mostrar como eu divido minha vida e organizo meus sonhos. E quase sempre, desde 2017, chego ao último dia do ano com uma lista enorme concluída. Bora lá?
Wishlist X Resolutions
Dois termos que você vai encontrar em vários lugares caso queira mudar seu jeito de planejar as coisas. Wishlist é a lista de desejos que você faz, e que com dinheiro, você compra. Consideramos metas? Sim, claro. Afinal você trabalha, junta a grana e compra. Mas é diferente de Resolution: aqui você escreve metas, objetivos, projetos, que podem ser a curto, médio ou longo prazo.
Eu defino curto prazo no máximo em 03 meses; médio prazo até o meio do ano e longo prazo até Dezembro do ano corrente. Mas isso é minha definição, não é uma regra. Cada um tem um estilo de vida, um ritmo, um jeito de olhar e enxergar as coisas, e principalmente, uma lista de metas. E isso interfere bastante nos prazos. Seja realista! Estipule datas possíveis de serem cumpridas. Por exemplo, se você quer comprar um carro, não adianta achar que em 2 meses terá 40 mil se seu salário é de 4 mil. Impossível. Seja realista! Isso vai te motivar muito mais do que querer correr contra o tempo e acabar dando com os burros na água, como dizia minha avó.
Mudança de Rota
Traçar metas é legal, correr atrás delas é importante, mas sempre com a consciência de que nada é engessado. Eu mesma já coloquei no papel coisas que queria para o próximo ano e nem tinha chegado na metade aquilo já não fazia mais sentido na minha vida.
Revisar suas metas, seus desejos é importante. A pessoa que escreveu aquilo pode não ser a mesma depois de um tempo. A vida muda, e com isso os nossos planos. Revise sempre!
Tudo junto e misturado?
Eu tenho horror à bagunça. Sério. Bagunça e desorganização é algo que me irrita, desalinha meus chacras e me deixa ansiosa. E eu não pago psicóloga para viver surtada. Então a resposta é NÃO. Eu sempre divido minha vida em setores, e depois, em cada um deles, vou refletindo e anotando o que desejo.
É importante salientar aqui que parar uns minutos e refletir sobre sua jornada no último ano é importante, por que te mostra suas atitudes e sua postura durante o processo. Eu sempre reflito sobre o último ano, dando um check nas coisas que conquistei. As que não consegui tento entender por que não deu certo. E somente depois começo traçar novas metas. E como já disse antes, às vezes as metas que não atingi no ano passado, já não fazem sentido para o próximo ano. E se fizer, entram no topo, primeiras da lista. E assim começo a organizar as idéias e me conhecer melhor: que tipo de pessoa quero ser após a meia noite do Ano Novo?
Vida setorizada
Eu divido minhas metas da seguinte forma:
- Espiritualidade: não dá para fugir, cada um da sua forma se conecta com uma força superior que nos rege. Aqui eu anoto tudo que desejo melhorar no ano. Para 2024 ler mais a Bíblia, estudar mais sobre a minha religião, acreditar mais na minha intuição (que geralmente não falha) e ajudar mais o próximo. Metas simples e realistas. Certeza que não será difícil atingir.
- Crescimento Pessoal: ser alguém melhor deveria ser a meta de todo mundo. Pelo menos é a minha, há muito tempo. Para 2024 quero ler mais livros de auto ajuda e tentar me redescobrir.
- Profissional: trabalho há mais de 25 anos com idiomas e minha graduação era Jornalismo. Ano passado decidi iniciar uma nova faculdade, agora na área. Para 2024 a meta é dar meu melhor nos estudos, fazer cursos extras que me ajudem e aprender um novo idioma. Hoje tenho minha própria escola de idiomas, então tenho também minhas metas para ela: metas financeiras, crescimento da empresa e projeção de despesas. Aqui eu sempre me forço mais, afinal é a área que tem que estar lá em cima para que as outras aconteçam.
- Lazer: eu quase tive uma sincope quando analisei esse tópico referente à 2023: nenhum livro, séries iniciadas e não concluídas e 5 filmes em 365 dias. Deplorável. Para 2024 a meta é ver mais filmes e séries (completos, de preferência), ler mais (coloquei a meta de 06 livros no ano, um a cada dois meses, plausível), e viajar mais, mesmo que bate e volta em cidades próximas.
- Vida Social: inexistente em 2023. Sério, triste mas verdadeiro. Para esse ano quero ter mais tempo físico com amigos. Whatsapp ajuda e muito, mas não deve substituir o toque e o carinho da vida real.
- Saúde: tópico que deveria ser prioridade, e que é o primeiro que eu negligencio. Para 2024 quero voltar para academia (olha aí a meta clássica de todo começo de ano rs), beber mais água, comer melhor, iniciar um protocolo de skincare DE VERDADE (não quando lembro, fazer exames de rotina e cuidar da mente. Muita coisa? Pode ser, mas tudo isso já deveria existir na vida de qualquer um que busca bem estar, não concorda?
- Finanças: quando comecei com essa rotina de resolutions, minha vida financeira estava mais afundada que o Titanic. Ajudou demais. Por isso te digo, pense e planeje. Para esse ano as metas são as mesmas de sempre: reserva de emergência, evitar cartão de crédito ( a não se para comprar itens muito caros)e aprender a investir. essa última topo da lista.
- Família: meta simples e objetiva. Criar mais memórias afetivas. A pandemia me ensinou que nem sempre a gente terá tempo de dar o último abraço. Então crie hoje memórias que você vai levar para sempre no coração.]
- Casa: rotina do lar é um tema à parte, vamos falar disso em breve, mas eu defini as tarefas do dia a dia, tarefas semanais, quinzenais, mensais, semestrais e anuais. Anotei na primeira página da agenda/planner. E agora só ir acompanhando e seguindo.
- Viagem: sim, habemus planejamento. Uma viagem curta, bate e volta, por mês é a meta. E uma viagem grande internacional. Tem que planejar, não somente o financeiro. Vamos ver se rola. Confesso que em 2023 de 12 meses viajamos 8. Ótimo resultado, não acha?
Paciência e Clareza
Vale a pena todo esse trabalho? Parar, pensar, refletir, querer, anotar, seguir? Vale cada segundo, te garanto. Quando você tira a bagunça da sua vida, as coisas ficam clara e simples, e você consegue enxerga o horizonte além. Acredite!
Essa postagem te ajudou? Caso queira saber mais sobre vida, organização, rotina do lar, viagens e muito mais, me segue nas redes sociais!
..............................................................................................................................................................
Comentários
Postar um comentário