Organizando documentos pessoais
Voltamos a programação normal.... se eu pudesse dar um nome à última semana, certamente ela chamaria "montanha-russa". Mas o assunto de hoje não é a semana turbulenta que tive, ao contrário, é organização. E de documentos gerais. Digo gerais porque hoje abordaremos como eu organizo atualmente os NOSSOS documentos pessoais, da casa, dos pets e da moto. Sim, amigos, NOSSOS, porque a tarefa de organizar somente minhas coisas já era de deixar cabelos em pé, imagina de duas pessoas.
Então respira, não pira e bora pegar um papel e uma caneta para anotar dicas valiosas. E eu te garanto uma coisa: uma vez que você organize, acredite, manter tudo em ordem é super simples. Prometo. Vamos lá?
~Primeiro passo: separar todas as contas por setores~
- Casa
Separei em subgrupos denominados CONTAS, REFORMA, GARANTIAS, MANUAIS. Já fui escrevendo nas etiquetas da pasta essas denominações. Separei todos os papéis e já fui alocando cada um no seu setor.
Em contas ficaram os boletos de internet, lojas, cartão de crédito e convênio. Se você já paga isso em débito automático ou copiando e colando código de barras, sugiro que baixe uma das nossas planilhas gratuitas no linktree e anote lá os valores pagos, dia e como foi pago, imprima e anexe essa folha na pastinha. Caso ocorra algum problema, fica mais fácil de você localizar as informações que vai necessitar para provar que foi pago. Aqui também coloco o comprovante do pagamento do IPTU da casa.
Em reforma ficaram os comprovantes de tudo que gastei com a reforma e decoração da casa, principalmente se for algo que eu pretenda recomprar; nesse caso mantenho a notinha para saber códigos e onde comprei. É ótimo para avaliarmos o que foi gasto no passado e conseguirmos uma prévia do que vamos gastar na próxima
Em garantias mantenho as notas fiscais de produtos durante o tempo que elas cobrem o conserto ou troca. Após isso, jogo tudo fora (geralmente olho os documentos 1 vez ao ano, e nesse momento já destruo o que não tem mais necessidade)
Em manuais guardo por pelo menos 1 ano o manual de tudo que compramos em casa. Acho esse tempo bom para que possamos memorizar todas as funções de cada coisa que temos.
- Saúde
Aqui eu guardo resultados de exames e receitas de oftalmologista ou alguma outra especialidade, que devemos levar sempre quando retornamos para servirem de análise. Atualmente tenho duas divisórias para isso: uma com as minhas informações e uma com as do Victor. Outros exames guardo somente por 1 ano, até o retorno no médico ou caso ele solicite que eu mantenha por mais tempo. Sempre pergunto isso nas consultas para facilitar.
Carteirinha de Vacinação e a Carteira Internacional de Vacinação também ficam por aqui.
- Certificados
Aqui eu deixo todos os certificados, diplomas escolares, certificados de cursos de idiomas e qualquer outra coisa relacionada à educação, meu e do Victor. Caso seja necessário alguma informação, abrimos direto essa aba para procurar.
O Victor vai fazer faculdade esse ano e precisou enviar o Histórico Escolar dele, foi facinho achar e super rápido também.
- Documentos
Aqui eu deixo todos nossos documentos que não usamos no dia a dia, como CPF, RG, Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho etc. Normalmente eu carrego comigo somente a minha Habilitação e a do Victor. Ele usa a Habilitação digital. O restante fica guardado em casa. Comprovantes de votação também ficam nessa aba, junto com o título de eleitor.
- Banco
Nessa aba eu coloco todos documentos que recebemos quando abrimos conta em banco físico, e caso receba alguma informação no momento da abertura da conta digital, também arquivo aqui. Coloco aqui também os papéis que vem juntos com os cartões de crédito quando fazemos, se eles puderem prover alguma informação importante. Os telefones de contato ficam geralmente nos cartões, mas deixo salvo também no celular, para ter um acesso mais rápido.
- Trabalho
Aqui arquivo as rescisões de empregos, tanto meu quanto do Victor.
- Veículos
Aqui eu mantenho os documentos referentes à moto do Victor, como recibos de IPVA, documento da moto (que ele também usa digital) ou alguma outra informação referente à ela. Os recibos do seguro chegam em casa, e assim que ele paga eu coloco a data na fatura e mantenho juntas até o próximo pagamento.
- Pets
Aqui eu organizo os RGs dos doguinhos, exames por 1 ano e também a carteirinha de vacinação deles.
~Validade dos documentos~
Fonte: Leis e Direitos |
~E quando organizar?~
~Descarte~
Fonte: Freepik |
Comentários
Postar um comentário