Destralhei! Mas e agora?

 O que fazer com os itens que você já não quer mais


      



Muitos falam do destralhe, mas poucos (ou quase ninguém que conheço) fala na real o que fazer com os itens que já não vão mais fazer parte da sua vida. Mas vim aqui te dar umas dicas. Porque destralhar é bom, mas destralhar e possivelmente ganhar dinheiro com isso consegue ser melhor ainda 😃

Brechó

Se você fez aquela rapa no seu guarda-roupa e agora está com um monte de peças em bom estado que você não usa mais pode optar por levar em um brechó. Eu geralmente dou um Google para conhecer os brechós da região onde moro, e sou consumidora nata deles. Ai já tenho uma ideia de qual aceitaria minhas roupas e qual paga melhor por elas. Isso serve também para os sapatos, e em alguns brechós, acessórios, bolsas e roupas de cama, mesa e banho também entram na lista.

Sebo

Se o detox foi em livros, procure os sebos e tente vender seus exemplares. Melhor ganhar um pouquinho com eles do que nada, não é mesmo? Quando eu era adolescente, costumávamos levar os livros que não queríamos mais nas bibliotecas públicas para doar, mas fiquei sabendo recentemente que elas não recebem mais. Então não temos muitas opções a não ser doar para alguém que gostamos ou passar para frente no sebo. Você também pode fazer uma acordo com o proprietário para que ele avalie seus livros e te dê um valor, e você troca por outros livros lá. Assim estará sempre com novos títulos e a leitura em dia sem acumular algo que não faz mais sentido para você.

Venda Online

Eu particularmente nunca fiz isso, mas estou com alguns itens de festa e cogitando testar esse ano. Existem vários sites que te ajudam a vender suas peças online, como o Enjoei, por exemplo, que é um site que eu uso como consumidora. esse ano quero testar como vendedora. Mas existem outros , como Mercado Livre, por exemplo, que já é possível encontrar itens de segunda mão também. E vale para tudo: roupa, itens de casa e por ai vai.

Doações para ONGs ou bazares

Aqui na minha região tem várias igrejas católicas que fazem bazar a preços bem baixos para qualquer um que deseje comprar. Se nenhuma das opções de venda te encantam, você pode se dirigir às igrejas e deixar lá suas doações. Geralmente eles fazem uma triagem e o que não serve para eles eles descartam. Mas fica a dica de ouro: não leve nada rasgado, sujo, faltando botão etc, porque isso além de feio é desnecessário. Se não serve para você assim, não pense que servirá para outra pessoa. Bom senso vale muito nessa hora.

Dependendo do que você quer destralhar, existem lugares que retiram na sua casa. Por exemplo, o Exército da Salvação retira móveis na sua casa, que eles restauram e vendem ou doam para a comunidade carente. A Ecobraz recebe materiais de diferentes lugares. Você só tem que levá-los até o Correio que o frete é por conta da empresa. Vale pilhas, peças eletrônicas, equipamentos hospitalares etc. Dá uma olhadinha no site que lá eles explicam direitinho.  E você também pode ler um pouco mais no site Como descartar para entender melhor o que pode fazer com objetos que ainda são úteis, e com os que não são mais também. 

Lixo no Lixo

Tem alguns itens que realmente já cumpriram sua função na vida. Não servem para você e para mais ninguém. Esses só tem um destino: lixo. Aqui em casa coloco em uma sacola separada e aberta na rua, nos dias que o lixeiro passa. Geralmente é o dia que coletores também passam, e muitas coisas eles acabam levando para aproveitar de alguma forma. O que eles não levam, o lixeiro recolhe depois.

Caixas de papelão, tubos de shampoo, vidros e qualquer outro lixo reciclável também acabo colocando na rua, em sacolas abertas e separados do lixo orgânico. Os coletores sempre levam. No meu bairro, no ápice da reciclagem, passavam caminhões de lixo reciclável, mas hoje em dia esse serviço não existe mais. Mas por outro lado, o bom é que os pequenos coletores conseguem pegar e revender isso gerando uma renda para eles também. 

Bazar amigo

E porque não reunir os amigos com seus destralhes para uma tarde de conversa e troca de produtos? Combinem um dia e horário, se reúnam e troquem os itens que vocês tem. Segundo a filosofia de Marie Kondo, se não te traz mais alegria, se desfaça. Mas de repente um vestido que não te faz mais feliz pode fazer sua melhor amiga feliz. Vale a tentativa, não? E se nada que você encontre lá te agradar, ao menos você passou um tempo de qualidade com seus amigos.



Gostou das dicas?  



Me conta nos comentários se você conhece alguma outra forma de direcionar os itens que você já não usa mais 💪 Juntos a gente consegue deixar nossa casa e o mundo um pouco mais leve!





Até mais!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PAULO - Terra da Garoa

Vlog #01/2024 - "Ano Novo, Vida Nova"

METAS 2024: Organizando metas do ano / Lei da Atração / Wishlist